Website Builder

ANIMAIS NO APARTAMENTO: SAIBA COMO CRIAR UM ESPAÇO CONFORTÁVEL PARA O SEU PET!

Contar com a alegria e amor incondicional desses pequenos seres que ficam tão felizes apenas com a sua presença é capaz de encher o coração de qualquer pessoa. Por isso, para os donos, os animaizinhos de estimação são como filhos e, assim como uma criança, demandam carinho e, principalmente, cuidado.

Comparações à parte, a preparação da casa para a chegada do amiguinho peludo, emplumado ou até mesmo escamado deve ser realizada muito antes da ida até o Pet Shop. Quem mora em apartamento deve planejar as alterações no ambiente com ainda mais cuidado. No entanto, com alguns cuidados, é possível criar um espaço confortável para o seu Pet.

Espaço adequado

Algumas espécies vão demandar uma casa com quintal, enquanto outras podem viver tranquilamente em uma kitnet. O tamanho do apartamento deve ser um fator fundamental na hora de escolher o novo inquilino. Além da estatura e porte do animal, é preciso saber se ele é muito ativo e a frequência que precisa se exercitar por dia. Por exemplo: o Beagle é um cão pequeno, mas praticamente não para e precisa de espaço para correr.

Cachorros grandes até podem ser criados em espaços menores; basta apenas que os donos os levem para se exercitarem fora de casa, de duas a três vezes por dia e, claro, saber que eventualmente eles irão derrubar algo, principalmente quando abanam o rabo.

No reino de animais domésticos, nós podemos classificar os cães como corredores e os gatos como escaladores. Por isso, os felinos demandam que o apartamento conte com opções para subirem, como prateleiras, formando uma espécie de escada ou arranhadores com vários andares.

Preparando o banheiro dos Pets

É fundamental separar uma parte do ambiente para que o seu animalzinho de estimação faça suas necessidades. No caso dos cães, um simples jornal colocado em um canto do apartamento já é suficiente, sendo necessário trocá-lo diariamente. Outra opção é usar tapetes próprios, que contam com uma fralda a qual absorve o xixi e libera perfume.


Já, quem deseja dar um toque mais cool ao cantinho pode comprar um Pipi Dolly, uma espécie de parede de plástico no formato de um sanitário ou hidrante, onde eles deverão fazer suas necessidades, as quais irão escorrer até uma bandeja coberta com papel absorvente.


Comprar uma caixa de areia é essencial para quem espera por um gatinho de estimação. Basicamente, existem dois tipos de areia: normal e sílica. A segunda opção é mais aconselhada, pois tem propriedades que garantem a absorção do líquido, reduzindo consideravelmente o odor. No entanto, esse também é o tipo mais caro.


A limpeza depende bastante da disposição do dono, pois pode ser realizada diariamente ou apenas quando a areia está lotada de xixi. Caso opte pela areia comum, o melhor a se fazer é trocá-la todos os dias.


 Deixando a casa segura para o Pet

Sua casa pode ter mais perigos para o seu novo amiguinho do que você imagina. A primeira coisa a se fazer é colocar telas em todas as janelas e pontos por onde eles possam “escapar”. Esse cuidado deve ser realizado mesmo para quem reside em casa.


Outro ponto que merece cuidado são os fios elétricos. Pincipalmente quando ainda são filhotes, tanto cães quanto gatos têm o impulso de roer tudo que veem pela frente. Por isso, o local onde eles ficarão deve ser adaptado para “esconder” possíveis perigos.


Outro cuidado importante é restringir o acesso deles a locais que abriguem produtos tóxicos, trancando todos os armários. Assim como crianças, os filhotes levam tudo à boca. Por isso, caso o animalzinho esteja quieto ou começar a vomitar com certa frequência, deve-se levá-lo imediatamente ao veterinário.

Enxoval do filhote

Além dos produtos para criar o banheiro do seu animalzinho de estimação, existem alguns itens que são essenciais para criar um espaço confortável para o Pet. Os potes de água e ração devem ser comprados levando em consideração o tamanho do animal e quantidade de ração que ele consome por dia.


Para os cães muito peludos, existem alguns modelos de potes cujo formato impede o contato do pelo do animal com a água, sendo ideais para eles. Já, para os gatos, que não são muito fãs de beber água “parada”, pode-se optar por uma espécie de fonte que mantém um fluxo constante do líquido.


Assim como nós, os animais também gostam de um cantinho quentinho e confortável para tirar um cochilo. Existem diversos modelos de camas próprias para Pets no mercado, muitas delas em formato de casinha, que, além de ser bastante aconchegante para o novo inquilino, fica bem legal com a decoração do ambiente. Mas é claro que o móvel também pode ser criado forrando o cantinho favorito dele com cobertores.